terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Vaticani

Vaticano tem a sua particularidade. Para quem aprecia obras de arte, o Musei Vaticani possui acervos muito bonitos. Além disso, há também a escultura mais famosa de Auguste Rodin o “Le Penseur”. Se algum dia pretende ir ao museu, procure comprar o ingresso pela internet antecipadamente pois a fila tanto para comprar como para entrar são grandes.

IMG_2323 IMG_2327

IMG_2351 IMG_2377

IMG_2392 IMG_2438

No fabuloso teto da Cappella Sistina há também uma das pinturas mais famosas feitas por Michelangelo: A Criação de Adão. Para conseguir essa foto foi um sufoco pois no local não era permitido e até levei uma bela bronca do segurança.

IMG_2411

A Basilica San Pietro é também um lugar muito bonito de se ver. Está entre as mais belas Basílicas que já vi. No dia, tinha uma equipe finalizando os preparativos para a Santa Missa também conhecida como a Missa do Galo. Em minha viagem me programei para estar na véspera de natal lá, justamente para assistir a uma missa celebrada pelo Papa. Mas para surpresa minha, somente convidados poderiam estar na Basílica. O jeito foi ficar do lado de fora, na Piazza San Pietro. O local é grande porém choveu durante todo o dia e a noite. Portanto, procurei um abrigo e fiquei embaixo de umas pilastras que envolvem a praça. Fiz amizade com um pequeno grupo de argentinos, venezuelanos, hondurenhos e mexicanos. Mas aos poucos eles se dispersaram ficando apenas os mexicanos. Dado certo momento, uma senhora se aproximou e conseguiu convite para entrar. Com isso, comecei a andar pela extensa fila que se formou para entrar na Basílica e tentar através de algum padre, freira ou missionário um convite. Em vão, o jeito foi assistir a missa num canto, perto do quarto do papa.

IMG_2308 IMG_0168

IMG_2315 IMG_2466

IMG_2485 IMG_2490

Mas para mim, nem tudo estava perdido. Quando a chuva parou, resolvi tirar uma fotos da praça e fiquei no lugar certo e na hora certa. Estava próximo de uns seguranças quando eles permitiram a minha entrada e de outras que estavam por perto. Nem acreditei que era para entrar na Basílica. Naquela noite, corri tanto para chegar pois a entrada não era pelo lado da frente e sim por um lugar que mais parecia um labirinto. Enfim, consegui, estou dentro e fico cerca de uns 30 metros do papa e sentado como manda o figurino. Assisti boa parte da missa pois ainda era o começo e cheguei até a me comungar. Foi um grande momento e ao mesmo tempo emocionante.

IMG_2524 IMG_2531

IMG_2533

Um comentário:

  1. Oi Rogério,rapaz vc é muito sortudo e abençoado por ter vivenciado esse momento.Tenho um primo que é Frei e mora em Roma,e por causa dele tenho um terço que foi bento pelo Papa na qual rezo todas as noites agradecendo a Deus pelas oportunidades conquistadas e perdidas.O que vc anda aprontando e por ande vc anda?Um grande abraço.......

    ResponderExcluir