sábado, 22 de janeiro de 2011

Roma – Parte 1

IMG_2663Diz a lenda que certa vez, um homem muito cruel atacou o pai de dois gêmeos, o aprisionou, raptou seus dois filhos e os abandonou na floresta para morrerem. No entanto, o choro das crianças atraiu a atenção de uma Loba que os encontrou e decidiu levá-los e amamentá-los como se fossem seus filhotes.

Um dia um camponês passava pela floresta, viu as duas crianças mamando na Loba e decidiu levá-las e batizá-las com os nomes de Rômulo e Remo. Muitos anos depois, já adultos, eles foram a procura de seus pais, o encontraram, libertaram e puniram o homem que o havia aprisionado. Depois voltaram para o lugar próximo às margens do Fiume Tevere, onde a Loba os tinha amamentado por tantos anos e decidiram que aquele deveria ser o lugar de uma nova cidade. Esta cidade foi fundada no ano 753 antes de Cristo, e o nome para ela escolhido foi Roma.

Um dos episódios mais famosos da história de Roma é o Rapto das Sabinas. Conta a história que após fundar a cidade, Rômulo e Remo e os outros homens não sabiam como povoá-la, já que faltavam mulheres. Decidiram então dar uma festa e convidar a tribo vizinha dos Sabinos, junto com suas mulheres e filhas. Durante os festejos, um sinal marcou o momento combinado para os jovens Romanos raptarem todas as mulheres trazidas para a festa. Muito mais tarde, os homens Sabinos voltaram, decididos a atacar Roma e libertar suas mulheres, mas era tarde demais. Muitas delas já tinham se apaixonado pelos seus raptores e não queriam mais voltar para casa. Daí em diante, Romanos e Sabinos passaram a viver juntos e formaram um único povo.

 

Castel Sant´Angelo / Ponte Sant´Angelo

Construído às margens do rio Tevere, o Castelo de Santo Angelo foi construído a partir do ano 139. Tem esse nome porque, no ano 590 um anjo surgiu no prédio para anunciar que a peste que atacava Roma logo acabaria.

Durante a época medieval, esta foi a mais importante das fortalezas pertencentes aos Papas, mas serviu também como calabouço e prisão para muitos patriotas, na época dos movimentos de unificação da Itália ocorridos no Séc. XIX. De seu terraço superior, tem-se uma vista linda do rio Tevere, dos prédios da cidade e até mesmo do domo superior da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

IMG_2298  IMG_2800

O Império Romano começou a florescer a partir do ano 265 a.C. Foi apenas neste ano que as tribos Romanas conseguiram conquistar toda a península correspondente ao território italiano e, a partir daí, rumo a construção de um império mais extenso. Iniciou nesse período as chamadas “Guerras Púnicas”, realizadas contra o império estabelecido em Cartago, uma poderosa civilização que se estendia desde a costa norte da África até o Estreito de Gibraltar.

IMG_2787 IMG_2792

O acesso à parte superior do castelo é através de um corredor com forte aspecto medieval. Lá, existe também um museu onde se pode ver os apartamentos papais, tais como eram na época em que o palácio era a moradia dos papas, com sua decoração original. Dos vários locais que visitei no castelo, um dos mais interessantes é o Pátio do Anjo, na parte superior e o Pátio de Munições, onde ficam as antigas balas de canhões empilhadas. No muro que cerca o castelo, dá para ver os detalhes do sistema de defesa onde se tem a visão dos arqueiros no momento dos ataques aos invasores.

IMG_2783  IMG_2815

IMG_2814  IMG_2832

No Séc. XVI, a ponte de Santo Angelo era usada para exibir corpos de executados. As esculturas dos anjos ao longo da ponte representam a Paixão de Cristo.

IMG_2794  IMG_2300

IMG_2779

 

Mausoleo Augusto

O Mausoléu de Augusto foi um imponente monumento fúnebre, construído pelo Imperador Romano César Augusto, para servir de túmulo para si mesmo. Atualmente está interditado para visitas e bem danificado.

IMG_2178  IMG_2179

 

Piazza del Popolo

A praça do Povo é uma praça muito interessante por ser elípica. É uma das praças que mais sofreu intervenções por parte dos pontifícios.

IMG_2168

IMG_2145  IMG_2165

IMG_2139  IMG_2142

De um lado está a igreja de Santa Maria del Popolo cuja construção foi no local onde o imperador Nero morreu e foi sepultado. Nessa igreja há muitas obras de artes de grande relevo, sendo uma delas a de Caravaggio em A Conversão de São Paulo.

IMG_2167 

Do outro lado tem as duas igrejas gêmeas, chamadas de Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli. Por serem simétricas, foram construídas segundo o desejo do Papa Alexandre VII no Séc. XVII renovando o aspecto da praça e constituindo os dois pólos do Tridente, formado pela Via del Corso ao centro, Via del Balduino à esquerda e à direita a Via di Ripetta.

IMG_2159

Ao centro, o Para Gregório XIII coloca uma fonte, como a de muitas espalhadas em Roma (onde comentarei boa parte delas), devido a passagem do arqueduto Vergine. Mas no próximo papado, o Para Sisto V adorna o centro com um grande obelisco, o Obelisco Flaminio. Construído no templo dos faraós Ramsés II e Mineptah (1.232-1.220 a.C), no Egito, levado para Roma pelo imperador Augusto, anteriormente colocado no “Circo Massimo”. Tempos depois, no séc. XIX, o Papa Leão XII resolve substituir a fonte por uma nova expressão arquitetônica com quatro leões em mármore que deitavam a água em quatro vasos.

IMG_2137

IMG_2155  IMG_2153

Nenhum comentário:

Postar um comentário