terça-feira, 28 de setembro de 2010

Um tour pela África do Sul

“É mesmo isso chefe!!”. Frase comum dita pela maoria dos angolanos quando concorda com algo.

Roteiro AFS

Mapa do trajeto (acesse)

Enfim, se aproxima novamente o final de mais uma temporada em Angola. Dessa vez vou aproveitar parte de meus dias que tenho e farei um citytour no país mais desenvolvido do continente. Para iniciar a jornada, irei até onde as caravelas viravam à esquerda para seguir viagem até as Índias.

Primeira parada: Província Western Cape, cidade Cape Town

Western CapeOuvia dizer muito sobre esse lugar na época do ginásio e eu sempre me preocupava como seriam minhas provas bimestrais. Como diziam nossos memoráveis patrícios: “Tu pegas esse caminho, visto o farol, vire a esquerda, siga sempre margeando até chegar onde queres”. Como estou aqui por perto, despertou essa curiosidade em ver se tem mesmo esse farol, se a luz acende mesmo depois de alguns séculos. Afinal, depois que inventaram as compras online, quem se atreve pegar um barquinho para fazer compras? Pensei nesse momento, numa cena da época, em meados do séc. XV para o XVI, numa conversa de nosso finado Bartholomeu Dias com sua esposa:

- “Querida! Vou até a Índia comprar orégano e pimenta do reino. Mas não se preocupe porque volto logo.”

- “Oras pois, então leve o puto consigo.” Dissera ela, apontando para um de seus filhos.

Nos 3 dias de estada em Cape Town, me hospedarei no hostel Hi-hostel Afrique du Sud. Pretendo conhecer alguns pontos mais famosos como: Green Point Stadium, Table Moutain, Cape of Good Hope (esse é o da prova) e o Robben Island Museum. Isso tudo se as condições de tempo e disponibilidade do local contribuirem.

Próxima parada: Província Mpumalanga, cidade Nelspruit (Mbombela)

Mpumalanga Desde criança até os tempos atuais, assisto a documentários de safáris africanos. Apesar de ser uma programação um pouco “pálida” para algumas pessoas, para mim, um amante da natureza é um prato cheio.

Quando decidi fazer esse tour, previ conhecer Johanesburgo ao safári. Mas quando amadureci minhas idéias, achei mais conveniente uma programação dessa natureza. Afinal, quando haverá outra possibilidade?

siyabona_africa_travel_logo

Na África, existem muitos safáris. Mas como irei para África do Sul, conhecerei o Kruger National Park, o maior parque nacional do país. Nele, é possível fazer um autêntico safári, como mostrado nos documentários. Fechei um pacote de 3 dias no Siyabona Africa Safari. De Cape Town, retorno novamente para Johanesburgo onde me hospedo no Outlook Lodge Hotel e, dia seguinte, viajo para Nelspruit com destino ao parque.

No parque, é possível pernoitar savana adentro em chalés espalhados ou se preferir uma acomodação menos radical, elas ficam em lugares mais confiáveis. Lembro de quando meu pai dizia que sou descendente de índios bugres. Portanto, para fazer jus, preferi me instalar no meio da savana e dormir com a “dona onça”. Mas a organização do parque disse que, quem invade as instalações são mesmos os mosquitos transmissores da malária. Eles sugerem  durante a estada no parque, que utilizem camisa de manga longa. E caso aconteça alguma coisa, existe uma equipe médica de plantão e até mesmo um mini aeroporto para transportar pessoas se ocorrer algum inconveniente. Simples assim!!

Inicialmente, a exploração do parque será num veículo aberto, os famosos Land Rover Defender (meu sonho de consumo), exceto se os demais visitantes não sentirem segurança. A organização do parque também informa que não há problema seguir com a exploração em veículo dessa maneira pois os animais já conhecem o veículo.

Putz!!!! Fácil né? Leão, onça, rinoncerontes conhecem o veículo mas quem está dentro dele?? Tendi tudinho….. rs rs Mas sinceramente, penso em passar no açougue e comprar uns 5 quilos de carne só para garantir. Vai que resolvem fazer um banquete de mim??? Aliás, estou quase para um churrasco grego do que um filét mignon ao molho madeira.

Malas quase prontas, reservas feitas e programação definida. Agora é ajustar os detalhes finais e esperar pelo grande dia, seguir caminho e voltar com boas estórias para contar. Isto é, se os leões não se incomodarem comigo. rs rs rs

Agenda de Atividades

Clique na imagem para abrir a agenda e obter os detalhes da programação.

Agenda AFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário