segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O sol que ri

Caraca!!!! Essa língua portuguesa nos apronta cada uma.

Dia desses fui ao supermercado e numa prateleira frigorífica encontrei um achado!!! O que me chamou a atenção foi pelo nome “Rissóis”. Peguei o produto e logo pensei: “Meu, isso é Risóles”. Resolvi levar o produto para experimentar. Estava seguro disso pois sua fabricação é de origem portuguesa. Mas o que me causou estranhesa era justamente o nome. Apesar de sermos de uma comunidade lusófona, existem muitas variações no nome de algumas coisas, mesmo com essa correção ortográfica.

Ao chegar na guesthouse, comentei a novidade com outro consultor e a partir disso, nos aprofundamos a conversa para saber o motivo da diferença do nome. Pois é, como aqui não tem muito o que se fazer, o jeito é se atualizar com culturas inúteis. Bem esse salgado vem de origem francesa e por lá se chama “Risoleil”, ou seja, “O Sol que Ri”. Não é da forma como habituamos saborear mas a origem do formato é o mesmo, como se fosse um sol rindo (vá entender…). Contudo, ao se espalhar pelos demais países ao longo do tempo, seu nome também se ajustou para cada nação que resolveu copiar a receita.

Enfim, é só um momento de entretenimento. E aproveitem para comer bastante “Risoles” pois aqui um pacote com cerca de 500Grs é pouca coisa mais cara que um pé de alface. E quanto custa um pé de alface? Bem, aqui em Luanda, num supermercado de confiança está em torno de R$ 20,00, convertidos em nossa moeda.

mendigo 2

Um comentário:

  1. Roger....Se o sol sorri isso é ótimo....Agora se os Risolis sorriem, já não sei! kkkkkk

    Mas adorei ler um pouco e conhecer mais....Muito maneiro..

    E as fotos dos "pores-do-sol" estão fantásticas....O por do sol de Brasilia tb é lindo....Depois te mando uma foto...me lembra!

    Bjs e sucesso!

    ResponderExcluir