domingo, 4 de julho de 2010

Hoje é dia de feira!!!

A feira do Benfica em Angola é uma das mais famosas, que de fato se torna obrigatória uma parada nela, mas não é a maior do mundo a céu aberto como a feira do Roque Santeiro, que também fica em Angola. Ela não tem uma boa infraestrutura, mas atende as necessidades em adquirir um souvenir de lembrança. Lá não se vende de tudo, mas os vendedores quase imploram a comprar algo em sua barraca. Praticamente, a única forma que vejo os angolanos de chamar de “amigo”, pois é dessa forma que nos atraem atenção. Ao se aproximar em uma dessas tendas, o vendedor mostra tudo, e faz questão que se toque nos objetos ou os segure. Com isso, na visão deles, já é meio caminho andado para a negociação e ele insiste para que se leve o seu produto que dependendo de seu temperamento, chega-se a comprar somente para se livrar dele, mas basta andar alguns metros que vem outro e te questiona o motivo de não comprar em sua tenda. O preço, como todo vendedor oferece é lá em cima e vai baixando na medida em que a conversa evolui. Por exemplo, uma peça de artesanato feita de madeira (pau preto como se chama aqui) de porte pequeno, o valor inicial chega a AKZ 1.000,00 (Kwanzas), mas ao final da conversa, o valor chega a AKZ 600,00. Os objetos são de fato bem trabalhados, conforme suas habilidades manuais e de vários tamanhos (elefantes, girafas, rinocerontes, o caçador, Palancas Negras – símbolo de Angola e O Pensador – símbolo Cultural da Angola).
Há também bijuterias feitas de pedra ou marfim e quadros. Mas uma das peças que mais chama atenção é um banquinho todo feito de madeira trançada em uma peça única, de certo modo que somente eles possuem essa habilidade. Infelizmente não consegui registrar essa peça, tirar foto aqui é um dos maiores desafios que enfrentamos. Contudo, as fotos abaixo foram tiradas de forma discreta, para não levantar suspeitas.

2 comentários:

  1. Po... essa feira é insuportável! Os caras são mto chatos!!! Sem falar nos papagaios presos nas gaiolas pequenas e o miquinho preso pelo pescoço... mta maldade!

    Aeee... o blog tá ficando maneiro!

    ResponderExcluir
  2. Aeeeeeeeeeee......traz uma lembrancinha pra mim...

    beijos
    Paulinha

    ResponderExcluir